Baixe o livro: Tertúlias Literárias Dialógicas

O livro “Tertúlias Literárias Dialógicas: uma proposta para ler, dialogar e criar sentidos coletivos”, lançado recentemente pelo CIPPEC e pelo Instituto Natura, apresenta os fundamentos teóricos e as estratégias para implementar esta prática simples e inovadora, de forma sistemática e rigorosa, nas escolas. 

As tertúlias oferecem a todas as pessoas, de crianças a adultos de diferentes níveis de formação, a oportunidade de acessar as obras clássicas da literatura, comentando-as e interpretando-as a partir de sua própria realidade e da realidade coletiva. Esta prática educativa democratiza o acesso à literatura clássica universal e proporciona um espaço de confiança para que todas as vozes – especialmente aquelas que normalmente não têm um lugar – possam se expressar e nutrir-se coletivamente.

Como resultado, as tertúlias literárias dialógicas promovem a aprendizagem, especialmente a leitura crítica e autônoma; melhora a expressão oral; motiva o interesse pela leitura literária ao diminuir as barreiras de acesso; aumenta a autopercepção de seus participantes e melhora a coexistência do grupo; e gera uma educação mais justa e democrática.

O livro é enriquecido com depoimentos de diferentes pessoas (docentes, equipes escolas e de gestão, familiares, estudantes e especialistas) de toda a América Latina e oferece uma série de dicas, ferramentas, estratégias e materiais que facilitam a implementação em sala de aula.

Acesse o livro completo gratuitamente clicando aqui.