Implementamos a tecnologia social de Comunidade de Aprendizagem em escolas e redes de ensino. Nossa equipe acompanha as etapas de transformação de escolas, o desenvolvimento das atuações educativas de êxito e a sensibilização da comunidade escolar a partir dos princípios da Aprendizagem Dialógica. Todos os processos são realizados de forma participativa e conectados à realidade local.

Conheça as propostas:

A transformação de uma escola em Comunidade de Aprendizagem se dá por meio das Fases de Transformação: são cinco etapas que envolvem a participação de toda a comunidade escolar.

A implementação das Atuações Educativas de Êxito (AEEs) é composta por três etapas acompanhadas por formadores certificados: formação, vivência e monitoramento.

Encontros onde as(os) participantes vivenciam os princípios da Aprendizagem Dialógica, refletem sobre suas formas de pensar e agir e se mobilizam para transformar o fazer pedagógico. 

Transformação de escolas

Após diagnóstico inicial realizado em parceria as equipes técnicas de Educação, a vivência das fases de transformação se inicia nas escolas com a sensibilização de todos os agentes da comunidade escolar, para que cada um possa compreender bem o projeto e se preparar para os próximos passos: a decisão pela transformação, a escolha de quais atuações implementar, a seleção de prioridades e o planejamento. Tais etapas possibilitam a primeira vivência dos princípios da Aprendizagem Dialógica que serão incorporados ao longo do tempo no cotidiano escolar. 

Para cada etapa de implementação de Comunidade de Aprendizagem são previstos encontros de formação, acompanhamento das escolas e ações de monitoramento.

  1. Pré-sensibilização com equipes técnicas das secretarias, gestores escolares e professores.
  2. Sensibilização com toda equipe escolar, familiares e comunidade

Acompanhamento da tomada de decisão e observação do cotidiano da escola para auxiliar o desenvolvimento das fases de transformação e a execução das Atuações Educativas de Êxito.

Auxílio e disponibilização de instrumentos para elaboração de relatórios para monitorar o desempenho e os resultados alcançados, em conjunto com as redes de Educação.

Com a transformação da escola em Comunidade de Aprendizagem espera-se que:

  1. Professores e gestores incorporem ao cotidiano práticas pedagógicas e de gestão mais inclusivas e dialógicas;
  2. Seja reduzido o número de ocorrências (advertência, suspensão) entre estudantes;
  3. Se amplie a participação da comunidade nos espaços formativos da escola, nas decisões e nas atividades relacionadas à aprendizagem e avaliação dos estudantes.

Implementação das Atuações Educativas de Êxito (AEEs)

As Atuações Educativas de Êxito (AEEs) são práticas que, de acordo com a pesquisa Includ-Ed, atingiram os melhores resultados em aprendizagem e convivência no ambiente escolar.

Atualmente, são sete as AEEs implementadas em Comunidade de Aprendizagem: tertúlias dialógicas, grupos interativos, participação educativa da comunidade, formação de familiares, biblioteca tutorada, formação pedagógica dialógica e modelo dialógico de prevenção e resolução de conflitos.

Cada uma delas é implementada em três etapas, sob orientação de um(a) formador(a) certificado(a):

Desenho do plano de implementação e dos encontros de formação dialógica sobre a AEE a ser implementada.

Planejamento e acompanhamento das primeiras AEEs que serão implementadas.

Reuniões para acompanhar o andamento das AEEs, a partir dos instrumentos de monitoramento.

Com a implementação de AEEs na escola espera-se:

  1. Melhoria dos resultados de aprendizagem de todas e todos estudantes
  2. Fortalecimento de relações dialógicas no ambiente escolar
  3. Melhoria da convivência e do clima escolar

Vivência dos princípios da Aprendizagem Dialógica

Adotamos a perspectiva da homologia dos processos como estratégia formativa, possibilitando que os participantes vivenciem os princípios da Aprendizagem Dialógica que pretendemos incorporar nas escolas. Acreditamos que a transformação da cultura escolar só é possível quando está relacionada à transformação dos olhares e práticas das pessoas envolvidas. A vivência dos princípios abre essa possibilidade.

Como resultado desta ação, espera-se que:

  1. Participantes desenvolvam práticas pedagógicas mais inclusivas, dialógicas e solidárias
  2. Atuações educativas de êxito sejam incorporadas no cotidiano da escola